sexta-feira, fevereiro 27, 2009

Marco de Canaveses


Uma coisa que sempre me intrigou é a forma como somos vistos pelo resto do país, e agora com a promoção do centenário da Sra Carmen Miranda essas duvidas ainda me atormentam mais...Reparem que o nome Marco de Canaveses está e estará sempre associado ao polémico ex-president Avelino Ferreira Torres, pela sua forma de estar na politica, na vida pessoal, pelos 20 anos de poder incontornavelmente ligados a dúvidas, fraudes, corrupções, justiça divina...e de fafe, entre outros enredos que agora não interessa ir buscar.
O facto é, que todos os marcolinos que se aventuraram no ensino Superior, por exemplo, sentiram na pele o Efeito Torres, porque à chegada eram rotulados como sendo "da terra de Ferreira Torres". É indissossiavel este facto que considero terrivel.
Agora já não há Avelino...vamos ver se por muito tempo....mas vamos promover o centenário de uma senhora que nasceu cá, ficou famosa, mas...nunca mais voltou, e apontam-nos o facto de a estar-mos a promover ou a promove-nos à custa dela.
Será que a nossa humilde e pacata cidade terá alguma identidade? O que será que de bom tem a nossa terra, que seja nosso e possa ser mostrado ao resto do país?


Sem comentários: